Quem tem sede de conhecimento sabe da importância de um curso de atualização.

 

Há assuntos que pedem algumas aulas rápidas, dinâmicas, mas bastante informativas.

 

Foi a partir desse conceito que nasceram os primeiros cursos livres.

 

Essa modalidade de curso traz a possibilidade de você se aperfeiçoar ainda mais, incrementando sua carreira de médico veterinário, sem a necessidade de arcar com os custos de um curso de longa duração – e consequentemente mais caro -.

 

Então preparamos um post para quem ainda não conhece muito a respeito de cursos livres, contando o que são eles e como podem ajudar você a ter mais conhecimento e oportunidades.

 

O que você verá por aqui:

  • O que são cursos livres;
  • Emissão de certificado;
  • Objetividade do aprendizado;
  • Como os cursos livres podem ajudar na sua carreira;
  • Como escolher um curso livre em medicina veterinária

O que são cursos livres?

Explicando de forma bastante simplificada, cursos livres são cursos profissionalizantes que não exigem uma formação escolar mínima. Eles são cursos não-formais, não regulamentados pelo Ministério da Educação, ministrados por entidades não cadastradas como Instituições de Ensino, tendo duração variável.

 

Os cursos livres foram autorizados pela Lei nº 9.394/1996, em seu Artigo 42.

 

A princípio, eles são abertos para todas as pessoas que desejam adquirir determinado conhecimento, mesmo que não trabalhem na área. No entanto, conforme o enfoque e conteúdos do curso, mesmo ele sendo um curso livre, pode-se restringi-lo à participação de uma categoria profissional, como no caso de cursos livres voltados para a área de Medicina Veterinária.

Emissão de certificados

Os cursos livres não têm emissão de certificados. Como citamos anteriormente, eles não são cursos de formação.

 

No entanto, isso não significa que eles não têm validade. A instituição responsável pode emitir um certificado de participação e conclusão do curso, que valida a carga horária e os conteúdos abordados..

Objetividade do aprendizado

Enquanto cursos de formação abordam conteúdos mais amplos, os cursos livres possuem temas mais pontuais.

 

Você aprende a respeito da atualização de normas reguladoras, por exemplo; ou sobre uma nova técnica cirúrgica para animais ou ainda, como se posicionar nas redes sociais visando destaque profissional, dentre tantos outros assuntos possíveis.

 

Como os cursos livres podem ajudar na sua carreira

O mercado exige, cada vez mais, profissionais capacitados. As empresas buscam mão de obra qualificada e, principalmente, especializada.

 

Os cursos livres trazem essas possibilidades para você!

 

Eles permitem a atualização rápida, com custos acessíveis a respeito de avanços, atualizações e novos enfoques nas várias áreas da medicina veterinária.

 

Isso torna você cada vez mais, competitivo e conhecedor da sua especialidade.

Como escolher um curso livre de medicina veterinária?

Na hora de investir em um curso de educação a distância, você precisa pensar basicamente nos mesmos requisitos para a escolha de um curso presencial.

 

Observe a qualidade de ensino da instituição, como as aulas são ministradas, se há suporte online disponível, entre outros quesitos.

 

Quanto mais completa for a plataforma, maior será a sua chance de aprender mais e melhor!

 

Você já conhecia os cursos livres? O que achou dessa modalidade? Deixe seu comentário!