Conhecer as áreas de atuação e as possibilidades de especialização é tarefa essencial para todo estudante e profissional que deseja orientar sua carreira e atingir seus objetivos profissionais. Especialmente para os recém-formados, a dúvida pode surgir: em qual campo me especializo? Afinal, quais são as especialidades veterinárias? 

 

Aqui, vale a pena destacar as diferenças entre títulos no universo da educação continuada. Enquanto é possível apostar em cursos de atualização e especializações relevantes em diferentes segmentos, as especialidades (que concedem o título formal de “especialista”) só são aquelas reconhecidas e validadas pelo Conselho Federal de Medicina  Veterinária – CFMV

 

Diante das mais de 80 áreas de atuação em Veterinária e as demandas cada vez mais exigentes do segmento, investir em capacitação constante e na especialização formal é um passo-chave para se firmar como um profissional completo e diferenciado no mercado! 

 

A seguir, saiba mais sobre as especialidades veterinárias e seus focos de ensino e atuação! 

 

Quais são as especialidades veterinárias reconhecidas pelo CFMV? 

 

Você sabia? Comprovando os avanços da área na promoção da saúde animal em diversas frentes, as especialidades veterinárias contemplam desde tratamentos da medicina tradicional (a exemplo de cirurgia e oncologia) a processos terapêuticos alternativos, como a acupuntura e a homeopatia. 

 

Como já mencionamos, a obtenção do título de especialista fica condicionada à aprovação em provas das entidades habilitadas para concessão do mesmo, através de certificados homologados pelo CFMV. Vamos às especialidades! 

 

Clínica Médica de Pequenos Animais 

 

A Clínica Médica de Pequenos Animais é uma das áreas de atuação mais procuradas pelos profissionais da Veterinária, exigindo muita paixão, comprometimento e – é claro – conhecimento e domínio técnicos. 

 

A especialidade atesta a capacidade de exercer a prática clínica no atendimento geral de cães e gatos com excelência. Além disso, visa desenvolver a técnica necessária para o diagnóstico e o correto tratamento de patologias.

 

Vale ressaltar que o especialista da área também atua como agente de saúde pública, trabalhando com o controle de zoonoses (como leishmaniose, raiva e leptospirose) e nas questões de higiene animal e humana, orientando e informando a população. 

 

O título de Especialista em Clínica Médica de Pequenos Animais é concedido pela Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – ANCLIVEPA

 

Acupuntura 

 

Exemplo de técnica alternativa terapêutica, a acupuntura é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV. É importante destacar, no entanto, que o método jamais deve ser o único tratamento em caso de doenças. Na verdade, trata-se de uma ferramenta de auxílio eficiente quando associada a outras terapêuticas convencionais. 

 

É interessante destacar que a acupuntura tem como benefício ser 100% natural, sem efeitos colaterais e quase nenhuma contraindicação. A metodologia é indicada para os mais diversos casos, incluindo doenças respiratórias, problemas musculares, patologias oculares, dermatológicas, distúrbios endócrinos, problemas gastro-intestinais e viroses, dentre outros. 

 

Animais com doenças associadas à estrutura óssea, questões neurológicas, em tratamento de câncer ou pós-operatório também podem se beneficiar muito da técnica. 

 

O título de Especialista em Acupuntura  é concedido pela Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária (ABRAVET)

 

Dermatologia

 

A pele é um órgão fundamental para a saúde animal. Nesse sentido, a especialidade em Dermatologia é uma comprovação formal dos profissionais que avaliam com eficácia as condições da pele dos animais, diagnosticando diferentes patologias e problemas, tais como infecções fúngicas/bacterianas, otites, presença de parasitas, zoonoses gerais, doenças metabólicas ou hormonais. 

 

Com a observação e exames dermatológicos, os especialistas são capazes de identificar mesmo problemas psicológicos que possam originar transtornos dermatológicos, assim como questões diversas que culminem no desenvolvimento dessas patologias – como acontece no caso da hipersensibilidade alimentar. 

 

O título de Especialista em Dermatologia é concedido pela Associação Brasileira de Dermatologia Veterinária (ABDV)

 

Oncologia

 

A especialidade de Oncologia abrange os médicos veterinários que diagnosticam e indicam o tratamento adequado para o câncer em animais. De forma geral, os pacientes aqui tratados têm idade avançada, sendo o grupo de maior probabilidade para o desenvolvimento de cânceres. No entanto, devido a alterações genéticas, animais jovens também podem apresentar a patologia. 

 

Quimioterapia, radioterapia e cirurgias incluem a gama de atuação dos profissionais da área, que têm se beneficiado muito dos avanços tecnológicos no campo nos últimos anos. 

 

O título de Especialista em Oncologia é concedido pela Associação Brasileira de Oncologia Veterinária – ABROVET.

 

Patologia

 

Como é possível inferir pelo nome, o médico veterinário especialista em Patologia tem sua expertise voltada para doenças animais. Os profissionais do ramo têm um grande leque de locais de atuação, podendo desenvolver seu trabalho em instituições de ensino, órgãos governamentais, laboratórios de diagnósticos, laboratórios centrais de saúde pública e os setores agrícola, de pecuária de de abastecimento, dentre outros. 

 

O título de Especialista em Patologia é concedido pela Associação Brasileira de Patologia Veterinária (ABPV)

 

Medicina Veterinária Intensiva

 

A maioria das oportunidades para especialistas em Medicina Veterinária Intensiva estão nas UTIs de hospitais veterinários. Trabalhando “no limite” e sob pressão, esses profissionais são fundamentais para fazer o monitoramento constante das funções vitais dos animais e da estabilização desses pacientes. 

 

Vale ressaltar que a especialidade e seu campo de atuação vêm crescendo nos últimos anos, principalmente devido à demanda por tutores dispostos a contratar profissionais para atendimentos emergenciais. É particularmente importante que os especialistas desse campo desenvolvam controle emocional

 

O título de Especialista em Medicina Veterinária Intensiva é concedido pela Academia Brasileira de Medicina Veterinária Intensiva.  

 

Leia Mais: Síndrome de Burnout na Veterinária: 14 sinais para identificar o problema

 

Cirurgia Veterinária 

 

Visando promover a resolução e o tratamento de patologias animais que não podem ser abordadas somente com medicação, os médicos veterinários especialistas em Cirurgia Veterinária atuam com procedimentos cirúrgicos  em animais, dominando as diferentes técnicas específicas para realizar procedimentos bem-sucedidos. 

 

O título de Especialista em Cirurgia Veterinária é concedido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária. 

 

Anestesiologia

 

A correta aplicação de anestesias é etapa essencial para a realização de procedimentos cirúrgicos. Os profissionais que ingressam nessa especialidade são devidamente instruídos a desenvolverem habilidades de aplicação corretas, potencializando os níveis de segurança e sucesso de cirurgias animais. 

 

Assim como acontece nos procedimentos cirúrgicos de seres humanos, a técnica de anestesia envolve uma série de restrições e maneiras específicas de aplicação, além da expertise para acompanhar e monitorar os pacientes ao longo dessa intervenção. 

O título de Especialista em Anestesiologia é concedido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia.  

 

Homeopatia 

 

Outra especialidade associada à medicina holística e alternativa, a Homeopatia atua para promover o equilíbrio no organismo de animais, sendo considerada uma metodologia eficiente para acompanhar procedimentos médicos tradicionais no tratamento de patologias. 

 

Embora não substitua os tratamentos convencionais, a especialidade é uma grande aliada na promoção do bem-estar e na recuperação de doenças crônicas, problemas comportamentais, dores, epilepsia e dermatites, dentre outros. 

 

O título de Especialista em Homeopatia é concedido pela Associação Médico Veterinária Homeopática Brasileira

 

Especialidades Veterinárias: afinal, por que ser um especialista? 

 

Diante de um mercado tão competitivo – que valoriza os profissionais diferenciados e com conquistas educacionais -, o título de especialista confere uma prestigiada credencial de competência aos médicos veterinários

 

Dessa forma, aqueles que se submetem às provas das entidades autorizadas pelo CFMV (e conquistam seu certificado) mostram à sociedade e ao mercado veterinário que passaram pela avaliação de respeitados órgãos oficiais e possuem habilidades comprovadas em determinado campo de atuação.  

 

Por fim, a conquista de especialidades veterinárias atesta que o profissional está apto a cumprir sua função com ética, competência e responsabilidade. 

 

E então, gostou do conteúdo? Agora que você conhece as especialidades veterinárias, aproveite para conferir nosso guia de marketing veterinário. Fique de olho nas atualizações da EADVET – em breve lançaremos cursos de capacitação que farão toda a diferença para seu crescimento profissional!